top of page

Qualidade de vida

  • Foto do escritor: Arnaldo dos Reis Santos
    Arnaldo dos Reis Santos
  • 7 de jan. de 2015
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de jan. de 2022

Assisti a uma palestra do TED (Ted Talks) que me fez parar e pensar a respeito do tema felicidade. Como somos essencialmente seres sociais então nossa felicidade e qualidade de vida pode ser medida por uma conjunção de fatores sociais.


TED? O que é? Como ninguém é obrigado a saber, segue uma breve explicação do que se trata no final.

Dica: Para assistir ao vídeo com legenda em português, clique na engrenagem e depois em Português.

Bem, vamos então ao tema. Na palestra que compartilho neste post, Michael Green fala sobre seu estudo sobre Índice de Progresso Social e critica a medição do sucesso de um governo ou país pelo PIB. Vale a pena assistir, pois nos dá outras perspectivas de vida contribuindo para questionar nosso rumo e modo de buscar a felicidade.


O termo PIB - Produto Interno Bruto normalmente é tratado como se tivesse sido "enviado por Deus em uma tábua de pedra". Esse conceito foi inventado por um economista na década de 1920. "Nós precisamos de uma ferramenta de medida mais eficaz para satisfazer as necessidades do século 21", diz Michael Green. O índice proposto seria o Índice de Progresso Social. Com simpatia e humor, ele demonstra como essa ferramenta mede as sociedades através das métricas que realmente importam. E revela a dramática reordenação no ranking das nações quando ela é usada.

O Índice de Desenvolvimento Social (IDS) é semelhante em conceito ao IDH - Índice de Desenvolvimento Humano, mas substituindo o índice "Renda" pelo índice "Conforto e saneamento". O Índice de Desenvolvimento Social é composto dos seguintes índices:

INS - Índice do Nível de Saúde

INE - Índice do Nível de Educação

ISB - Índice da Oferta de Serviços Básicos

IRMCH - Índice da Renda Média dos Chefes de Família

Apresentando o TED.

TED (acrônimo para Technology, Entertainment, Design) é uma fundação privada sem fins lucrativos dos Estados Unidos mais conhecida por suas conferências na Europa, Ásia e Estados Unidos. A fundação é destinada à disseminação de ideias. Segundo as palavras da própria organização, "ideias que merecem ser disseminadas". Suas apresentações em princípio são limitadas a dezoito minutos, e os vídeos são amplamente divulgados na Internet.

A instituição foi fundada em 1984, e a primeira conferência aconteceu em 1990. Originalmente influenciada pelo Vale do Silício, sua ênfase era tecnologia e design, mas com o aumento da popularidade os temas abordados passaram a ser mais amplos, abrangendo quase todos os aspectos de ciência e cultura. Entre os palestrantes das conferências estão Bill Clinton, Al Gore, Gordon Brown, Richard Dawkins, Bill Gates, os fundadores da Google, Billy Graham e diversos ganhadores do Prêmio Nobel.

Aproveite e se inscreva.

Comments


Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags

Entre em Contato

Tel: 011- 9 9799 6787

arnaldo.dos.rs@gmail.com

© 2015 por Arnaldo dos Reis Santos. Orgulhosamente criado com Wix.com

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page