top of page

Turbine a sua equipe com App’s

Se você trabalha ou estuda ou é uma pessoa que gosta de pesquisar então você precisa conhecer e utilizar as maravilhosas ferramentas chamadas de App (Aplicativos) que a informática de hoje nos proporciona, muitas delas de forma gratuita.

Linha do Tempo: a evolução proporcionada pela Tecnologia da Informação (TI) nos últimos 20 anos.

Até a metade da primeira década deste século, havia somente a alternativa do PC e a Internet era muito deficitária (lenta) tanto no Brasil como nos demais países mais avançados.

Em apenas dez anos depois, tudo mudou e temos hoje vários sistemas operacionais tanto para PC como para Tablet e Smartphone.

Nos últimos cinco então, temos visto crescer vertiginosamente a velocidade da Internet e o processamento em nuvem. Com isso os aplicativos passaram a rodar online, sem a necessidade de comprar e instalar um aplicativo pesado em seu Computador.

Mas surgiu outro desafio: as pessoas demandaram a acessibilidade em qualquer lugar fazendo uso do aparelho do qual dispunham no momento. Não importa se você tem ao alcance das mãos apenas seu Smartphone ou se você tem apenas um PC (Computador Pessoal).

Se você é daqueles que possuem um tablet da Apple, um notebook com sistema Operacional Windows e um smartphone com sistema operacional Android; então você quer acessar sua conta de e-mail, sua rede social e navegar pelos diversos sites de notícias, mais: você quer comprar online com qualquer um deles, esteja você onde estiver.

O aparelho mais portátil, o smartphone, ganhou popularidade pelo seu preço, versatilidade de acesso à web e praticidade, afinal você tem na palma da sua mão quase tudo que tem no PC.

Mas o tamanho da telinha deixa a desejar...

Então desenvolveram a comunicação “Bluetooth” entre os aparelhos e com isso o tamanho da tela deixa de ser um problema desde que as televisões também tenham a tecnologia (são as chamadas smart TVs). Isso significa que a imagem e som do seu smartphone ou tablet podem ser reproduzidos em sua TV. Voce também pode navegar na web com sua smart TV.

Com toda essa gama de possibilidades, o usuário comum passou a buscar mais, a ter mais e a se sobrecarregar mais com a incrível possibilidade de acesso à informação. Nunca foi tão fácil e tão estressante trabalhar, estudar ou pesquisar. Ironia, não?

Há vinte anos se um estudante fosse à biblioteca pesquisar por um dia, encarávamos isso como normal; fazia parte. Mas hoje a Biblioteca vem ao seu encontro e não apenas na sua língua natal. Se o estudante, trabalhador ou pesquisador fala outros idiomas, ele poderá pesquisar em outras línguas e com apenas um click do mouse ter a tradução instantânea (ainda não tão perfeita) em sua telinha.

Surge então outra demanda superimportante: como organizar todas as informações, todas as fontes, todos os sites e todos os arquivos que você pesquisa, trabalha ou estuda? Mais, como compartilhar alguma informação importante com seu time?

Essas são perguntas chaves que sempre tive em mente desde que me embrenhei pela tecnologia da Informação, não só como usuário, mas como administrador, planejador e provedor de conhecimento para meus pupilos em uma grande multinacional.

Nos últimos três anos venho pesquisando uma grande quantidade de sites, aplicativos, plataformas; enfim: busquei soluções para algumas das muitas necessidades e uma delas se refere a organização e busca rápida de documentos, sites, anotações e tudo que eu enquanto pesquisador preciso. Creio que o leitor também tenha essa necessidade. Então, vamos lá.

Há inúmeros aplicativos, nem todos atendem satisfatoriamente. Depois de várias comparações e testes; resolvi compartilhar as melhores soluções que encontrei.

Os quesitos que busquei e coloquei como primordiais formam: múltiplo acesso (PC, Tablet, Smartphone) múltiplo sistema operacional, Android ou IOS, acesso via nuvem (sem instalação pesada nos gadgets).

Surgiram algumas possibilidades, mas seja qual for sua demanda, um mínimo de conhecimento de taxonomia é necessário. O quê é isso? Bem, para entender rapidamente, taxonomia é um sistema de indexação que facilita ao usuário encontrar aquilo que está buscando.

O mais básico é o sistema de indexação. O index de qualquer livro ajuda o leitor a encontrar o que deseja – pode ser onde parou sua leitura (página) ou o tema que quer pesquisar (anatomia humana, por exemplo) ou uma palavra chave (Napoleão).

Esse sistema de indexação já existia nas enciclopédias (por ordem alfabética, por ordem cronológica, por temas + alfabético ou temas + cronológico). Nós desfrutávamos disso sem saber.

A informática colocou isso na forma de busca e introduziu novas palavras como TAG e FEED, as quais podemos definir como:

Feed – Alimentação - Feed de notícias (alimentação de notícias). Definido na informática como mecanismo pelo qual o usuário recebe atualizações de alguma fonte ou site.

Tag – Etiqueta. Definido na informática como palavras(s) chave(s) que possibilitam a busca e disponibilização de dados (textos, sites, documentos) que foram indexados (etiquetados) com a palavra chave.

A primeira ferramenta a melhorar a produtividade das pessoas foi sem dúvida o e-mail, cujas funcionalidades de automatização organizam sua caixa de entrada. Por exemplo, marcar o nome de algumas pessoas ou temas como importantes, denunciar como spam uma fonte, mover automaticamente para lixeira ou outra pasta, separar particulares de trabalho, etc.

Ao mesmo tempo as agendas eletrônicas compartilhadas dentro da organização ou com os contatos permitiu disponibilizar seu tempo aos demais sem ter que combinar por telefone, sua agenda de papel, secretária etc.

Uma maravilha, mas, as pessoas fizeram mal uso, fazendo com que médicos, dentistas não a adotassem sob risco de ver sua ociosidade crescer pela falta de compromisso dos pacientes.

Por outro lado, havia uma coisa que a agenda eletrônica não oferecia: anotações de reuniões.

Muitas pessoas e empresas passaram a adotar cadernos de anotações para auxiliar os funcionários a anotar pontos principais de uma conversa ou reunião. Com isso, eliminaram as secretárias nos níveis mais baixos da hierarquia.

Surgiram então aplicativos para notas eletrônicas. Um dos primeiros (hoje StickNotes da MS) foi o Post it, o que forçou sua reinvenção no papel – este passou a ser largamente utilizado em reuniões de planejamento, definição de processos e racionalização. A pendência atendida pelos provedores de Aplicativos.

A demanda por anotações de reuniões, projetos etc. persistiu. Surgiram complexos programas com a finalidade de compartilhar e disponibilizar os documentos de um projeto como o Share Point e outros.

A Google criou o Google Notes, a Microsoft já tinha seu Bloco de Notas, bem como o WordPad afora inúmeros outros aplicativos independentes das grandes empresas.

Mas faltava a possibilidade de indexar, organizar de forma prática, bem como faltava a possibilidade de compartilhar as notas ou documentos com públicos seletos ou mesmo para o público em geral.

Com isso surgiram as redes sociais. O uso indiscriminado deturpou sua grande virtude. Surgiram também os aplicativos de chats como Skype, Whats App, e outros.

A evolução fez surgir um novo patamar de tecnologia que busca oferecer “all in one” tudo em um, literalmente.

Esse é o objetivo do post: apresentar os principais aplicativos multi-funções que foram criados e são os mais populares hoje em dia.

Há 2 aplicativos que merecem atenção especial no sentido de analisar qual deles atende às suas necessidades e maneira de organizar seus arquivos, trabalhos etc.

São eles o OneNote da Microsoft e o Ever Note da Evernote Company.

Numa rápida comparação, você poderá já decidir qual testar primeiro e talvez decidir usar.

Comparação entre os aplicativos

Qual o melhor aplicativo?

Talvez você deseje uma opinião do autor sobre qual dos aplicativos é o melhor. Lamento dizer que ambos são bons e vale a pena testar ambos para que você mesmo conclua qual melhor atende às suas necessidades. O vídeo a seguir (em Inglês) pode ajudar você a decidir.

Notas finais:

Está claro que se sua empresa utiliza a plataforma Microsoft e disponibiliza as ferramentas citadas para seu uso e de sua equipe, então não há muito que escolher.

Entretanto se sua empresa deixa livre o uso de aplicativos de otimização ou se você estuda e trabalha; então, sua opção para estudo pode ser o EverNote e para trabalho o OneNote.

Seja qual for o seu caso em particular, aconselho a conhecer ambas alternativas pois um mix pode lhe atender melhor.

Se gostou mais do OneNote, saiba mais sobre o aplicativo clicando aqui.

Se gostou mais do EverNote, saiba mais sobre o aplicativo clicando aqui.

Abraço.

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
bottom of page