Impressão 3D?
- Arnaldo dos Reis Santos
- 11 de jan. de 2015
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de jan. de 2022

Afinal o que é e para que serve essa tal de impressão 3D? A impressão 3D é ainda uma incógnita para a maioria dos pobres mortais, mas o fato é que a disseminação do uso está caminhando a passos firmes.
Imagine ser possível imprimir ao invés de produzir uma peça pelo processo de molding, onde se despeja um líquido quente ou frio em uma espécie de fôrma e através do processo de esfriamento ou catalisação o líquido ou pó se solidifica no molde, gerando a peça desejada. Quanto ao molde ou fôrma estes podem ser reutilizados ou não.
Esse é um dos processos de produção dos mais antigos e utilizados pela humanidade. Agora, imagine produzir a mesma peça através da deposição do material líquido ou em pó pingo sobre pingo, grão sobre grão de baixo para cima e de dentro para fora de forma que ao final você tenha a peça pronta.
Pois é, essa foi a grande ideia colocada em prática graças a tecnologia de desenho proporcionada pela área da computação. Por enquanto, a tecnologia nos permite imprimir em alguns materiais bastante restritos e específicos, mas a tecnologia é bem promissora.
A mágica maior será quando pudermos “escanear” uma peça esculpida pelo homem ou pela natureza e transformá-la em desenho para reproduzi-la com exatidão em uma máquina de impressão 3D.
Bom isso pode demorar... será? Não meu caro leitor. Já se trabalha nessa direção a passos largos também. Num futuro talvez não tão distante, poderemos ter próteses reproduzidas exatamente como eram e o cirurgião irá apenas trocar uma peça assim como faz um mecânico hoje nos carros.
No momento em que a tecnologia estiver de fato nas mãos do usuário comum como você e eu, não haverá limites. Só espero que o preço da tinta ou do pó não seja tão proibitivo como a tinta das impressoras comuns.
Comments