Porque você deve ouvir Gail Reed? Muitos dos médicos tratando pacientes de ebola na África foram treinados em Cuba.
Nota: Para assistir ao vídeo abaixo com legenda clique na engrenagem e selecione Português.
Nesta palestra informativa, a jornalista americana Gail Reed evidencia a escola médica cubana que treina médicos de países de baixa renda. Eles se comprometerem a servir as comunidades que mais deles necessitam depois de formados, pois são oriundos delas.
Esse simples detalhe nos faz pensar sobre nosso sistema de educação especialmente na área da saúde. Nosso maior problema é enviar médicos para localidades carentes (pobres). É esse o termo correto: pobres, sem infraestrutura de hospitais, sem pronto-socorro municipal, sem posto de saúde ou quando os têm faltam os médicos e/ou insumos médicos.
Assista ao vídeo e tire suas próprias conclusões. Há uma polêmica enorme quanto a qualidade dos médicos lá formados. Há quem defenda e também quem critique. Mas isso faz parte do processo de solução e é democraticamente saudável que se discuta na sociedade, no congresso, nas associações médicas. Todos nós precisamos ter nossas próprias opiniões.
Já pensou ter um concurso em cidades de até 100.000 habitantes para que a cada ano um aluno fosse estudar medicina na cidade grande? Já pensou se essas vagas fosse garantidas nas universidades públicas mais próximas? Já pensou se o médico formado nesse programa tivesse emprego garantido na prefeitura local, sendo 4 anos de retribuição à comunidade?
Fica a ideia.