Imagine a comunicação entre cérebro e um computador que por sua vez, comanda alguma máquina eletromecânica. Loucura? Não, definitivamente não é loucura.
Clique aqui para assistir ao vídeo com legendas em português.
Não somente é possível como já é real e isso foi o que se propuseram provar um grupo de cientistas na abertura da copa do mundo de 2014. Juliano Pinto, um brasileiro, teria que realizar o pontapé inicial com auxílio de um aparelho de exoesqueleto.
Esse aparelho ainda em estágio inicial nos faz lembrar da antiga série de televisão conhecida como o homem de 1 milhão de dólares (Steve Austin era o nome do personagem).
O Brasil e o mundo talvez nem tenha percebido o feito, pois estamos acostumados a aberturas espetaculares com performances de danças, acrobacias, fumaças e fogos.
Entretanto o feito bem que merece uma adaptação da célebre frase proferida pelo primeiro homem a pisar na lua, o astronauta americano Neil Armstrong.
Ficaria assim: Um pequeno chute para o mundo, mas um grande salto para a humanidade...
O equipamento foi batizado de BRA- Santos Dumont 1 em homenagem ao cientista brasileiro, pai da aviação.
O próximo passo? Comunicação entre cérebros e já é realidade com ratos de laboratório.
Quem observar o Tag Ensino a Distância pode questionar o que isso tudo tem a ver com Educação. Assista o Ted Talk até o final e compreenderá.