top of page

Jeep - um veículo imbatível

Hoje em dia se enaltece a capacidade dos engenheiros e projetistas da moderna indústria automobilística. Sem dúvida alguma há que se reconhecer esse mérito pelos os avanços alcançados com a eletrônica embarcada e a computação de dados fornecidos por incontáveis sensores. São maravilhas impensadas pelos projetistas focados na mecânica e elétrica antes da década de 70.

Graças a eletrônica os veículos de hoje alcançam níveis de desempenho, segurança, conforto, acabamento, qualidade, custo de produção impossíveis com a tecnologia que precedia a eletrônica.

Hoje se fala muito em marcas como Tesla, Google e Apple como revoluções magníficas que testemunharemos em futuro breve na indústria automobilística. Entretanto desafio o leitor a pensar qual seria o mais incrível veículo já produzido e que pode se manter insuperável pela eternidade considerando requisitos básicos a que se propõe.

Muitos dos leitores se lembrarão do Ford modelo T que em 1929 revolucionou a indústria com a sua simplicidade e a montagem em série. Outros citarão o Volkswagen Beetle produzido a partir da segunda grande guerra pela sua robustez, motor boxer refrigerado a ar e acomodado na parte traseira. Alguns se lembrarão do Citroën 2 cheveux ou do FIAT cinquecento, ambos pela baixa cilindrada, tamanho e tração dianteira. Alguns ainda citariam o Land Rover inglês pela robustez e carroceria de alumínio.

Todos representam muitíssimo bem as suas respectivas marcas e naturalmente a sua época. Eles serão sempre citados quando se pretende listar veículos incríveis.


Entretanto existe um veículo que em minha humilde e particular opinião é imbatível em todos os sentidos. Trata-se do Jeep produzido pela Willys Overland para o exército americano na segunda guerra mundial.

Esse veículo tem características de robustez, facilidade de montagem, manutenção e versatilidade incomparáveis. Foi usado como veículo de reconhecimento, ataque rápido com metralhadora, transportava a reboque de canhões, tanques de combustível, munição e patrulhas. Ele também foi usado para transporte e resgate de feridos.

A especificação do exército americano incluía peso máximo, dimensões, tração 4x4, motorização e uma série de características úteis na guerra como a curiosa possibilidade de transformá-lo em um bote para travessia de pequenos rios ao ser envelopado com imagine: uma lona de barraca de campanha.

Pense num veículo que pode ser desmontado e montado em apenas 5 minutos com um mínimo de esforço físico e contando com poucas ferramentas. Pense num veículo que pode ser transportado desmontado e acomodado em caixas de madeira para posterior montagem rápida e fácil no destino. Esse é o Jeep homenageado pelo nosso exército com o vídeo alvo deste post.


Muita gente hoje irá tomar contato com os jeepeiros saudosistas através da mídia porque uma versão civil e moderna está sendo produzida e comercializada no Brasil. Mas haverá toda uma gama de gerações que nunca sequer ouviu falar ou viu um Jeep militar da época da segunda guerra mundial.

Este post tem como objetivo homenagear os engenheiros daquela época pela criação dessa maravilha sobre rodas. Sem dúvida os aliados devem muito a criatividade daquela geração de engenheiros.

Segue alguns links de textos e vídeos que ilustram por si a grandiosidade do Jeep Willys. Há uma lenda a respeito do nome que vale a pena ler.

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
bottom of page