top of page

Ushahidi, uma nova forma de fazer e consolidar pesquisas

O Brasil já teve seus dias de glória para os Institutos de pesquisa de dados estatísticos como o IBOPE e IBGE. Infelizmente caíram no esquecimento ou talvez já não se faça planejamento baseado em dados estatísticos. Surgiram outros institutos como o GALUP, o DATAFOLHA, mas o que se observou foi certo descrédito nos resultados obtidos especialmente relacionados a pesquisas eleitorais ou de opinião pública.

Clique aqui para assistir ao vídeo com legendas em português.

A visualização gráfica dos resultados evoluiu enormemente graças a interface entre os programas de dados e gráficos dando condições de filtragem e consequentemente de a análise e conclusões.

"Usahidi" surge de uma necessidade de resposta instantânea em áreas de conflito ou catástrofe e abre novas e inéditas possibilidades para quem precisa realizar pesquisas. Naturalmente surgirão iniciativas sem base estatística significativa, mas a ferramenta está aí disponível na Web e pode ser vinculada com aplicativos instalados em smartphones ou tablets para consulta ou coleta dos dados.


"Ushahidi" significa testemunha em suaíli, idioma falado no Quênia. Assim foi batizado porque... bem, veja a palestra do Ted Talks para saber mais.

Na palestra o foco é um modem desenvolvido para conectar-se a Internet em locais com falta ou queda de energia, muito comum em países Africanos ou em situação de catástrofes. Esse modem foi desenvolvido por motivos óbvios de utilização do software nessas situações.

Se gostou assista também: What is Ushahidi?

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
bottom of page