Muita gente fala e escreve sobre esse fenômeno e, por incrível que pareça, cada vez mais vemos pessoas das mais variadas idades, atividades e classes sociais tornando-se presas fáceis desse predador da vida moderna.
Costumo dizer que tornar complexas as coisas simples é a arte dos que pretendem vender caro seu produto, conhecimento ou habilidade. Quando encontramos alguém que torna simples coisas complexas, estamos diante de alguém não apenas sábio, mas também altruísta.
E foi assim que algum altruísta anônimo explicou como evitar o stress. Em bom português: esgotamento, ou fadiga. Aqui vai sua explicação.
O palestrante levanta um copo com água e pergunta:
- Qual o peso deste copo d'água?
As respostas variaram de 200g a 700g. Em seguida ele faz outra pergunta:
- É leve, não é? A plateia concorda.
O palestrante, então, diz:
- O peso real não importa. Se for leve ou demasiado pesado depende do tempo você tiver que segurar o copo com seu braço levantado.
Se o copo for mantido levantado durante um minuto, isso não é um problema. Se o mantiver levantado por uma hora, vai causar dor no braço. E se ficar segurando por 2 horas, provavelmente terá cãibras e terá que ser socorrido. Para que o copo de água não fique difícil de carregar você precisa colocá-lo sobre alguma coisa de vez em quando.
E o palestrante continua:
- Se você carrega seus problemas por longos períodos, ou o tempo todo, cedo ou tarde eles começarão a ficar incrivelmente pesados e, finalmente, você não será mais capaz de suportá-los. Quando estivermos descansados poderemos retomá-los e resolvê-los. Portanto, antes de voltarem para casa, depositem sua carga de trabalho no chão. Não carreguem para casa. Vocês podem voltar a pegá-la amanhã com tranquilidade.
Faz sentido não? Simples assim.
Em seguida, o palestrante distribui um folheto contendo algumas formas de administrar as cargas da vida com bom humor. Segue abaixo a transcrição das mais hilárias.
* Aceite que há dias em que você é o pombo e outros em que você é a estátua.
* Mantenha sempre suas palavras leves e doces, pois pode acontecer de você precisar engolir todas elas.
* Só leia coisas que faça você se sentir bem e ter a aparência boa de quem está bem, caso você morra durante a leitura.
* Se não puder ser gentil, pelo menos tenha a decência de ser vago.
* Se você emprestar R$200,00 para alguém e nunca mais vir essa pessoa, provavelmente valeu a pena pagar esse preço para se livrar dela.
* Quando você tenta pular obstáculos lembre que está com os dois pés no ar e sem nenhum apoio.
* Uma vez que a minhoca madrugadora é a que é devorada pelo pássaro, durma até mais tarde sempre que puder.
* Lembre que é o segundo rato que come o queijo - o primeiro fica preso na ratoeira. Saiba esperar.
* Lembre, também, que sempre tem queijo grátis nas ratoeiras.
* Quando tudo parece estar vindo à sua direção, provavelmente você está no lado errado da estrada.
* Podemos aprender muito com uma caixa de lápis de cor. Alguns têm pontas aguçadas, alguns têm formas bonitas e alguns são sem graça. Alguns têm nomes estranhos e todos são de cores diferentes, mas todos são lápis e precisam viver na mesma caixa.
* Não perca tempo odiando alguém, remoendo ofensas e pensando em vingança. Enquanto você faz isso a pessoa está vivendo bem feliz e você é quem se sente mal e tem o gosto amargo na boca.