Quando surgiram na internet os primeiros sistemas de compartilhamento de opinião, talvez seus criadores nem imaginassem os inúmeros usos que hoje a mídia social alcançou. Talvez tenham pensado de forma puramente acadêmica como um lugar onde as pessoas pudessem expressar ou registrar seus pensamentos.
Clique aqui para assistir com legenda em Português.
Podem ter pensado na possibilidade de ter um local de colaboração onde uma simples ideia inacabada pudesse ser lapidada, polida e resultar em algum consenso sobre o tema proposto.
Entretanto, as possibilidades de uso das mídias sociais foram além do inimaginável nas mãos da indústria da moda, da indústria do entretenimento, da indústria desportiva, da mídia jornalística e também da politica incluindo as manipulações sociais rebatizadas de movimentos sociais (sic).
Há basicamente duas formas distintas de apresentação. Uma se caracteriza pelo espaço disponível para comentários nas notícias veiculadas nos portais de noticias. A outra é representada pelos sites de relacionamento onde os afiliados postam reportagens, fotos ou vídeos de sua autoria ou obtidos nos portais de publicação como Youtube, Pinterest etc.
É um fenômeno social sem dúvida. Ágora era o nome dado aos locais onde os gregos se reuniam para debater a politica e aperfeiçoar suas decisões. Hoje, esses locais são virtuais e há participantes da mais incrível variedade. Alguns se identificam com fotos e nome verdadeiro, mas há os que criam avatares e nomes heroicos para se expressarem.
Percebe-se clara e obviamente que os disfarces são utilizados para denegrir, difamar, criar falsos relatos ou notícias. Isso já acontecia na vida cotidiana dirão os mais realistas. E de fato hão de concordar todas as pessoas dotadas de mais esclarecimento e, portanto de pressuposta educação. Essas pessoas por sua própria formação custam aceitar o mal uso de tão fantástica ferramenta.
Nunca o ser humano pôde ter tanto contato com diferentes culturas de forma tão instantânea podendo inclusive traduzir imediatamente comentários feitos em outros idiomas. Havendo tanta variedade cultural, linguística é até natural que surjam ressentimentos. O que para nós soa como brincadeira banal, pode soar como a mais grave e eterna ofensa de ordem cultural, racial ou religiosa.
Pior ainda se configura quando a ofensa é proposital. Um comenta a favor ou contra e outro simplesmente trucida quem comentou e daí segue uma sequencia de ofensas preconceituosas e difamatórias. Fiz uma investigação aleatória em algumas notícias depois de assistir a palestra do Jon Ronson. O especialista comenta o fato e as consequências na vida real.
Clique aqui para assistir a palestra de Jon com legenda em Português.
Recentemente os dois experts em mídia social se manifestaram sobre a falsidade dos números de acesso e compartilhamentos que vemos nos mecanismos de busca. Não que esses mecanismos não tenham a melhor das intenções, mas simplesmente porque podem ser e de fato são manipulados mostrando número de acessos (indicador de popularidade) que os próprios interessados querem mostrar.
Vale a pena conferir.
コメント