top of page

Youth, yes you can!


Image courtesy of Ambro at FreeDigitalPhotos.net.

Recentemente o papa Francisco bradou aos jovens: sejam revolucionários. Não tenho notícias de como a frase foi traduzida e interpretada nas centenas de países e culturas, mas para nós tupiniquins, o termo soa meio estranho. Como assim? Estaria o papa incitando os jovens à desobediência? Não creio. Estaria sim, ele abençoando a energia positiva, a esperança e o desejo de um mundo melhor.

Grandes líderes do passado ficaram eternamente reconhecidos uma máxima colocada de forma impactante, curta e direta, resumindo e expressando toda a ansiedade de uma época. Foi assim com Churchil; com Marting Luter King e mais recentemente com Obama. O título do post aproveita e modifica o inesquecível brado de Obama: Yes we can!

Faço esse aproveitamento sem falso pudor, pois o que é perfeito precisa ser reciclado, reutilizado e até plagiado. Eu não conseguiria criar algo tão brilhante quanto Obama, Churchil ou Mr King. Pois então que assim seja: Juventude, sim vocês podem.

E complemento o implícito: sim vocês podem criar um mundo melhor. Sim vocês podem mudar o mundo. Nunca a humanidade teve condições tão propícias para evoluir. Pois que o façam de forma virtuosa como os exemplos que irei citar.

O primeiro exemplo trata do movimento nascido de forma débil e aos poucos foi se fortalecendo, amadurecendo e engrandecendo até tornar-se um exemplo mundial. É gratificante observar a forma feliz, bem humorada, persistente e por fim vitoriosa com que um pequeno grupo de jovens estudantes mudou uma situação crítica para sua cidade e seu país.

Vale muito a pena assistir aos 11 minutos da fala dessas duas jovens Melati e Isabel falando ao mundo sobre como os sacos plásticos estão por ser banidos de Bali.


How plastic bags are to be banned in Bali (clique aqui para assistir com legendas em Português)

O outro exemplo que ofereço aos leitores trata de uma jovem que se recusou a se casar adolescente e foi além se recusando a submeter-se a uma tradição absurda de iniciação à vida adulta, sendo, porém ainda uma criança.

Aproveitem os 12 minutos da apresentação de Memory Banda do Malawi falando sobre: O clamor de uma guerreira contra o casamento infantil.

A warrior’s cry against child marriage (clique aqui para assitir com legendas em Português)

Para relembrar as máximas:

Sir Winston Churchill, em seu primeiro discurso como primeiro ministro em 13 de maio de 1940.

“I have nothing to offer but blood, toil, tears and sweat”… “You ask what is our aim? I can answer in one word: Victory. Victory at all costs. Victory in spite of all terror. Victory however long and hard the road may be. For without victory there is no survival.” Clique para ler sua Biografia

Martin Luther King Jr. em seu famoso discurso na marcha a Washington em 28 de agosto de 1963.

“I have a dream.” Clique para ler sua Biografia

Presidente Barack Obama, durante a campanha presidencial dos Estados Unidos de 2008.

"Yes, we can." Clique para ler sua Biografia

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
bottom of page