top of page

Realidade Virtual - O sonho apenas começou


Você já deve ter visto a sigla VR (Virtual Reality) em alguma reportagem. Se você ainda não viu, então está na hora de começar a se interessar, pois a Realidade Virtual já tem tecnologia disponível aos consumidores e há uma forte pressão para que estúdios e produtores comecem a disponibilizar material para consumo em massa.

Quando falo de material é porque ainda não se tem uma definição comercialmente aceita e difundida então não podemos simplesmente chamar de vídeo 360º ou vídeo VR. Há também a Realidade Aumentada. O termo me parece um tanto exagerado, mas é o que está sendo utilizado para algo mais que a realidade virtual na qual o expectador apenas assiste sem poder interagir.

A Realidade Virtual já alcança as massas em exposições internacionais e no cinema. Sim recentemente foi inaugurada uma sala na Holanda e em breve haverá salas em Londres, Barcelona e Paris para que o público possa vivenciar essa experiência. Tenho acompanhado várias empresas fazendo um esforço enorme para que o sonho se torne realidade para o público em geral.

O Google já hospeda mídia no formato, além de fornecer uma espécie de óculos feito de papelão que quando acoplado a um smartphone com o App apropriado permite experimentar essa tecnologia na forma de mídia. A Microsoft, a Samsung e outras grandes empresas também desenvolveram seus óculos, esses dotados de fones de ouvido acoplados ou não a um smartphone.

A Claro já oferece no Brasil um pacote de serviços 4G+HDTV+Fixo+Internet com fornecimento de óculos e smartphone Sansung. Não se trata de óculos 3D, mas sim de óculos de VR. Melhor que discorrer sobre o tema, talvez seja convidar você a assistir a algumas apresentações sobre o tema e deixar a imaginação solta, pois as aplicações dessa tecnologia vão muito além do entretenimento, já sendo usado em treinamento de pilotos e em jogos (sim jogos).

Aproveite e mergulhe no tema sob a perspectiva de alguns experts. Clique sobre os títulos em negrito.

E se você pudesse experimentar um fato com seu corpo inteiro, não apenas com a sua mente? Nonny de la Peña está trabalhando em uma nova forma de jornalismo que combina a tradicional reportagem com a emergente tecnologia da realidade virtual para colocar o público para dentro do fato. O resultado é uma experiência evocativa que Peña acredita que vá ajudar as pessoas a compreender a notícia em uma nova dimensão.

E se a tecnologia conseguisse nos conectar mais profundamente com o que está ao nosso redor, em vez de nos distanciar do mundo real? Com o Meta 2, uma viseira de realidade aumentada que possibilita ver, agarrar e mover hologramas, exatamente como fazemos com os objetos físicos, Meron Gribetz espera ampliar nossos sentidos em vez de restringi-los.

Chris Milk descreve seu relacionamento com a música e a arte, desde sua infância até o seu trabalho atual, criando projetos inovadores de realidade virtual. Para ilustrar, ele reuniu a plateia do TED na maior experiência coletiva de RV do mundo.

Explore um mundo digital especulativo sem telas nesta fantástica demonstração, uma mistura de realidade próxima e possibilidades de um futuro distante. Usando um capacete HoloLens, Alex Kipman apresenta sua visão de trazer hologramas para o mundo real, melhorando a nossa percepção, para que possamos sentir e tocar o conteúdo digital.

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
bottom of page