top of page

Alma de soldado ou de escoteiro?


Nos últimos anos tive a oportunidade de conhecer algo mais sobre o comportamento humano por força de um processo de criação de time. Foi assim que me interessei pelo tema ao me submeter a alguns métodos.


Clique aqui para assistir a palestra com legendas em Português.

Foi muito interessante conhecer o PI - Predictive Index de Arnold S. Daniels; o PPA Personal Profile Analisys do Dr. Dr. Thomas Hendrickson Dr. Thomas HendricksonThomas Hendrickson; o HD - Human Dynamics dos Drs. Sandra Seagal e David Horne; o D.I.S.C. criado pelo Dr. William Moulton Marston; o IDY - Interpersonal Dynamics Inventory do Dr. Richard E. Zackrison e o mais difundido Character Analisys do Dr. Carl Gustav Jung.

Todos os métodos citados buscam classificar o ser humano em função de algumas características opostas: você é mais isso ou você é mais aquilo, por exemplo, você é introvertido ou você é extrovertido, você tem dominância alta ou baixa.

Ao longo de minha vida profissional e pessoal sempre me interessei pelo comportamento humano, todavia sem estigmatizar as pessoas. Talvez você também tenha se perguntado o porquê de algumas pessoas agirem de forma agressiva enquanto que outras agiriam de forma analítica, investigativa e compreensiva. Algumas são taxativas, acusadoras enquanto que outras procuram entender e descobrir as causas que levam alguém a ter determinadas atitudes.

Contrapondo todas as ciências aceitas e já consolidadas, uma jovem contemporânea ousa comparar apenas dois comportamentos de maneira bastante simplista e inusitada: você tem comportamento de soldado ou de escoteiro? Seriam esses dois estereótipos opostos a ponto de serem excludentes entre si?

Parece bizarro a primeira vista até porque ninguém havia feito essa comparação antes. Mas, considerando a era da contestação, da revisão dos dogmas, então vale a pena abrir a mente para essa visão simples e contrastante. A jovem Julia Galef discorre sobre essa nova perspectiva e consegue no mínimo despertar curiosidade. Tomara, sua ousadia venha a contribuir para a compreensão do nosso “sistema operacional” no sentido de tornar nossas existências mais compreensíveis.

Aprecie essa intrigante visão.

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
bottom of page