As Olimpíadas aconteceram. Quem diria... no Brasil, no Rio de Janeiro, na cidade maravilhosa.
E tudo ocorreu bem apesar dos pessimistas de plantão e dos críticos de sempre. Claro está que o Brasil parou para ver a abertura, belíssima por sinal e também para ver o encerramento que não poderia ter sido mais brasileiro; todo o mundo sambando ao som das baterias das principais escolas de samba, com muita gente se confraternizando e se divertindo. Nada de desfiles arrumadinhos, retilíneos e compassados.
Ufa! O Rio não decepcionou. Por trás de toda a organização de pessoas, há que se ressaltar a tecnologia que foi instalada na cidade para monitorar e controlar a movimentação de turistas de todo o mundo além dos próprios brasileiros.
O Rio de Janeiro se transformou com mudanças drásticas recheadas de tecnologias de ponta como mostra a reportagem do programa Olhar Digital. O contato do público brasileiro com toda essa tecnologia só foi possível graças às Olimpíadas.
As mudanças estruturais na cidade em termos de locomoção e infraestrutura só foram feitas para receber as Olimpíadas. Foi caro? Não importa. O Rio de Janeiro precisava se modernizar livre das mesquinharias da política cotidiana, características do nosso país.
A cidade se reinventou para seguir sua vocação de centro turístico e de serviços. Cabe a nós brasileiros usufruir do legado e dar um salto ao futuro da cidade maravilhosa.