Dica: assista ao vídeo em seu tablet ou smartphone.
URL: https://youtu.be/rcsev4e9DoI
Já publiquei alguns posts sobre Realidade Virtual visando divulgar a tecnologia que está nascendo. E você, já teve a oportunidade de experimentar a realidade virtual? Ainda não se interessou? Bom saiba que não é preciso comprar óculos para ter uma noção do que virá.
Se você tem um tablet ou smartphone, você pode aproveitar a sensação, pois os giroscópios incorporados nestes aparelhos te ajudarão a ter ideia do que pode ser a VR visualizando um vídeo 360. Claro está que um óculos VR é muito mais realista e imersivo, mas a visualização pelo tablete ou smartphone dá uma boa ideia do que pode ser usar um óculos VR.
Então, bora curtir. O vídeo que apresento neste blog foi produzido com o objetivo de mostrar um pouco da história dos Jogos Olímpicos e mostra também o Rio de Janeiro em 360.
Como curtir:
Peque seu tablet ou smartphone, coloque os fones de ouvido e abra o vídeo em tela cheia.
À medida que o vídeo progride, experimente girar o tablet ou smartphone para baixo, para cima, para a direita e para a esquerda. Eis sua primeira sensação.
Experimente ficar em pé e gire à esquerda ou direita. Agora imagine estar com óculos VR que lhe impede a visão lateral e lhe posiciona adequadamente dentro da cena.
Resista à tentação de usar seu dedo para navegar. Assistir em um PC nem pensar pois perde toda a graça.
Tecnologia ao alcance.
Se você gostou, deve estar se perguntando como e onde conseguir vídeos 360, óculos VR e claro, as câmaras VR, por que não?
Pois bem, a reportagem do Olhar Digital dá uma boa ideia de como andam as coisas e mostra a câmara 360 da Samsung, o óculos VR da marca e claro o smartphone que integra toda a tecnologia.
Claro está que não é a única câmara do mercado, tampouco o único óculos VR, mas talvez seja a primeira a integrar todos os gadgets sob uma mesma plataforma tecnológica.
Tudo bem, a experiência é muito interessante e empolgante, mas e as crianças? Como reagirão a essa experiência? Faz mal à saúde ou ao desenvolvimento cognitivo? Todos nós sabemos que as crianças são bastante imaginativas.
No passado, muitos casos foram registrados sobre crianças que acreditaram poder voar após assistirem a um vídeo de super man ou algum outro super-herói. Obviamente o mundo real difere da ficção – Uops: é obvio para nós adultos.
A criança que está a descobrir o mundo e quer fazer isso pela experiência pode sim confundir a ficção com a realidade.
Os pais e os profissionais de educação e desenvolvimento cognitivos estão acompanhando a evolução da tecnologia para evitar danos às novas gerações que virão. Vale a pena ouvir as primeiras impressões a respeito.
Pois é a VR está mais próxima do que imaginamos.
Curta.