Nos anos 30/40/50 houve da indústria automobilística uma grande inovação no design dos automóveis. Influenciados principalmente pela necessidade de diversificar o uso dos veículos surgiram os primeiros modelos voltados para uso em serviço, carga, passeio, esportivo e misto.
Por sua vez a indústria aeronáutica influenciou na época o design dos automóveis que buscavam ter mais aerodinâmica, uma vez que os veículos passaram a alcançar velocidades consideráveis. A década de 60 foi a década do estilo arrojado.
Aos poucos, dada a diversidade de estilos, os países produtores criaram algumas classificações que se universalizaram através das associações sendo a mais conhecida e difundida a americana SAE.
Nas décadas de 70/80/90 pouco se criou em termos de tipos de veículos, pois a indústria encerrou sua época dos anos dourados com a primeira crise do petróleo. Criaram classificações por tamanho: pequenos, médios, grandes e também os minis. A classificação também contemplava a utilização por tipos (finalidade).
Nas duas décadas seguintes os fabricantes redescobriram o estilo para incrementar suas vendas e eis que alguns nomes foram reintroduzidos causando certo embaraço até mesmo para os fãs do automóvel.
Por essa razão escrevo este post apenas para ilustrar o tema. Para tanto fiz uso de uma fonte inusitada: a Wikipedia.
Os links que aparecem a seguir podem ajudar os notívagos ou mesmo os nostálgicos aficionados. Todos remetem a textos em Inglês.