Se você precisa preparar apresentações para reuniões, aulas, cursos ou grupos penso então que vale a pena saber do seguinte:
Há muito tempo os músicos, intérpretes, compositores e produtores de filmes destinados a variados fins já sabiam que para cada instante, para cada finalidade, enfim; para cada emoção pretendida, há harmonias, ritmos, intensidade e arranjos adequados.
Nós, meros espectadores, apenas nos deixamos levar e curtimos (ou não) o conjunto da obra composta de sons e vibrações consonantes com jogo de luzes e imagens.
Os produtores de espetáculos fazem uso dessa arte do entretenimento para produzir sucesso e garantir que o público volte nos próximos eventos.
Mas, como isso funciona em uma convenção de vendas, num curso, numa palestra ou mesmo em uma reunião? Eu, particularmente sempre me preocupei com esse tipo de impacto nos cursos e palestras que proferi durante minha trajetória profissional ao longo de 36 anos de atuação como profissional de suporte a vendas e treinamento.
Resolvi escrever sobre o tema depois de assistir a palestra do ilustre neurocientista Uri Hassan. Assim como muitos profissionais contemporâneos, aprendi na raça fazendo uso de alguma vocação e gosto pela transmissão de conhecimento. Foi muito bom constatar que estava no caminho certo quando intuitivamente aplicava certos truques nos cursos e palestras que ministrei.
Uri em sua pesquisa coloca de forma científica o porquê alguns palestrantes, mestres e instrutores têm sucesso e outros não. O segredo está na sintonia coletiva.
O som produzido pelo emissor de uma ideia aliado a seus gestos e sua retórica conseguem (ou não) cativar o público para o tema. Claro está que há técnicas de vocalização, além de posturas e gestos sincronizados com a fala e tema que produzem determinados resultados. Sim, pode-se aprender a falar em público.
Minha intenção é focar no micro cosmo de uma palestra, uma classe ou reunião muito comuns para qualquer profissional nos dias de hoje. Qualquer que seja o tamanho de seu público há algo que podemos chamar de clima ou sintonia que precisa ser estabelecida entre o emissor e o público.
A palestra de Uri Hassan explica de forma científica essa sintonia sonora que se estabelece para que a mensagem seja compreendida, processada e armazenada no cérebro dos ouvintes. Se essas três etapas do processo aconteceram, voalá! Você alcançou seu objetivo.
É claro que não é tão simples assim e quem já preparou e ministrou um curso ou proferiu uma palestra sabe que não.
Entretanto saber disso já lhe proporciona uma enorme vantagem. Então antes de se inscrever em algum curso de oratória ou de apresentação de ideias assista a essa palestra e boa sorte.
Clique aqui para assistir a Uri Hassan com legendas em Português.
Julian Treasure, outro especialista em sonoridade humana demonstra o passo-a-passo de uma palestra poderosa - de convenientes exercícios vocais a dicas de como falar com empatia. Uma abordagem poderosa que pode ajudar o mundo a soar mais bonito.
Clique aqui para assistir a Jullian Treasure dublado em Português.
Aproveite.