top of page

Coding para novas gerações

Nos dias atuais creio que ninguém mais questiona se precisamos encarar a informática e seus incontáveis aplicativos como ferramentas essenciais para exercer uma atividade.

O que se começa a debater nos meios acadêmicos é que o usuário de informática das próximas gerações não pode ficar refém dos programadores. Então surgiu a ideia de ensinar programação nas escolas e já existem experiências práticas nesse sentido.

Governos e empresas detectaram essa demanda e estão trabalhando no sentido de facilitar a programação de aplicativos através de pacotes de ações eliminando o cansativo processo de copy & paste muito comum aos programadores de aplicativos.

A intenção é de que qualquer pessoa possa aprender a programar em blocos de scripts. Esses blocos de scripts são montados pelo usuário através de uma interface gráfica de clicar e arrastar, sem a necessidade de conhecer linguagem de programação.

Recentemente o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação definiu o micro:bit como um kit capaz de inserir crianças nesse contexto digital. A empresa Positivo Tecnologia será responsável por aperfeiçoar e adaptar o hardware britânico para uso em escolas do Brasil.

Veja reportagem aqui.

Por enquanto, vale a pena conhecer a micro:bit e acompanhar o processo de adaptação da Positivo pois logo as escolas serão chamadas para introduzir essa nova matéria no Curriculum escolar.

Seus filhos ou alunos irão programar aplicativos, assim como o garoto do video demonstra, acredite.

Compartilhe a novidade com seus pares e amigos.

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
bottom of page