Imagine você visitando um museu e desejando saber mais informações sobre determinada peça, mas a plaquinha explicativa diz apenas que se trata de uma adaga usada no século XV.
Essa informação é limitada demais para satisfazer sua curiosidade e necessidade de conhecimento e o resultado de sua visita acaba sendo frustrante até que você tente buscar algo mais em alguma enciclopédia ou perguntar a algum expert em armas daquele período. Difícil não?
Agora, imagine você visitando uma cidade em algum país onde o idioma é totalmente diferente dos mais falados (não vale Mandarin, ainda...). Na cidade você encontra um templo incrivelmente belo, conservado e antigo. Você deseja saber mais a respeito, mas não sabe sequer como perguntar nem para quem. Frustante!
Você é fan de carros e encontra um carro antigo na rua. Imediatamente você deseja saber mais informações a respeito do modelo, ano etc. Entretanto o dono nunca aparece para você perguntar.
Você está vendo uma revista e topa com uma foto incrível do novo lançamento de um filme, ou de um perfume, ou um show, evento, etc. Você deseja saber mais, deseja comprar, deseja reservar um lugar, mas a única ferramenta que tem em mãos é seu celular para tirar uma foto e pesquisar quando chegar em casa.
Esqueça todo esse desconforto, pois o futuro já chegou através dessa ferramenta de Realidade Aumentada desenvolvida e disponibilizada pela Blippar.
Se você é um marqueteiro, um desenvolvedor de aplicativos, um desenvolvedor de conteúdos de T&D, um professor aficionado por novas tecnologias para educação, certamente irá curtir as possibilidades dessa ferramenta (por enquanto disponível em Inglês para produção, mas perfeitamente utilizável em qualquer idioma, já que funciona por reconhecimento de imagens através do smartphone do usuário).
Se desejar conhecer mais a respeito e experimentar algumas das possibilidades, vá a loja de apps da Apple ou Androide e baixe o aplicativo Blippar em seu smart phone ou tablet (IOS ou Android).
Depois de instalar e se cadastrar, abra o aplicativo e mire a câmara de seu tablete ou smartphone para as imagens abaixo, as quais eu selecionei como exemplo de utilização.
DICA: Ao ler alguma revista observe o ícone MV (Mobile View). Isso indica que há alvo interativo para ir mais fundo através do seu tablet ou smartphone e a Realidade Aumentada. Se quiser saber mais visite o blog da empresa.
A revista Veja iniciou sua experiência em 2016 conforme reportagem do link.
Achou legal? Então veja o vídeo explicativo da Abril.
Se quiser testar, crie uma conta gratuita e use sua criatividade para transformar o velho mundo em algo totalmente novo, visite o site e se cadastre. Depois, abra o aplicativo e direcione a camara para uma das imagens a seguir e observe o que acontece. (é necessário estar com acesso à web habilitado).
Curta, compartilhe.
Nós tupiniquins precisamos sair do século XX e ingressar urgentemente no século XXI.
Abraço.