Uma notícia chamou minha atenção na última semana do ano. A notícia deve ter passado despercebida para a maioria dos brasileiros que naturalmente se encontravam curtindo férias ou as festas de fim de ano.
A notícia se referia a inauguração pelo presidente Michel Temer de uma ZPE em Açu.
ZPE? Açu? O caro leitor deve estar me achando doido. O que é ZPE?
Onde fica este local de nome Açu o qual nunca ouvi falar? Não se preocupe, nem eu tampouco.
Vamos começar do começo. ZPE é uma sigla que significa Zona de Processamento de Exportação. Ah tá. E Açu é o nome de uma região no norte do Rio de Janeiro e pertence ao município de São João da Barra – RJ.
A maioria de nós nunca ouviu falar de ZPE, mas pasmem; a ideia foi idealizada pelo presidente José Sarney em 1.988 (decreto-lei 2.452/1988) depois de sua visita à China. Isso foi há 33 anos.
E de lá para cá quase nada aconteceu, mesmo sendo autorizadas nada menos que 25 ZPEs espalhadas por inúmeros estados vide mapa da reportagem.
Em 2014, tomei conhecimento do porto de Pecém em São Gonçalo do Amarante no Ceará (município próximo a Fortaleza). Eu fiquei entusiasmado em saber que se destinava a suprir a exportação de chapas de aço de uma siderúrgica que estava sendo construída lá.
Assista a reportagem veiculada no G1 sobre o Porto de Pecém.
Caso queira conhecer mais sobre o Porto, visite o site oficial http://www.cspecem.com/
Mais: fiquei sabendo que a primeira cidade inteligente do Brasil seria construída em Croatá, próxima do porto e, portanto da ZPE.
Assista a reportagem sobre a smart city Laguna
Veja também o video oficial do empreeendimento que explica mais sobre o conceito da cidade.
Pois é, meus caros. Das 25 ZPEs autorizadas, apenas duas vingaram até 2013. Até hoje, pois a terceira a vingar pode ser a de Açú no Rio de Janeiro.
Pera aí. A China com apenas 7 ZPEs saltou da posição de 32º no ranking de país exportador para o primeiro lugar enquanto que nós não saímos do papel.
Questão de prioridades.
Abraço.