Hipócrates, filósofo grego, foi o primeiro a formular uma teoria do temperamento, baseando-a na teoria dos quatro elementos de Empédocles. Segundo ele há quatro tipos de temperamento, conforme domine no corpo do indivíduo um dos quatro fluidos corporais (humores): sanguíneo (sangue), fleumático (linfa ou fleuma), colérico (bílis) e melancólico (astrabílis ou bílis negra). Cada temperamento possui determinadas características como por exemplo:
Sanguíneo: expansivo, otimista, mas irritável e impulsivo;
Fleumático: sonhador, pacífico e dócil, preso aos hábitos e distante das paixões;
Colérico: ambicioso e dominador, tem propensão a reações abruptas e explosivas;
Melancólico: nervoso e excitável, tendendo ao pessimismo, ao rancor e à solidão.
Cláudio Galeno, médico e filósofo romano de origem grega trouxe essa teoria para o mundo ocidental (ca. 129 a 199 ou 2017- calendário Juliano). Somente no século XVIII Wundt (1795 a 1878) evoluiu a teoria agregando outras características. - Hans Eysenck (1916 a 1997) Gray (1934 a 2004) Cloninger (1944 a hoje). Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Temperamento_(psicologia)
Não é minha intenção propor comparação entre as teorias dos autores nem adentrar nas nuances de cada uma delas. Mas se quiser uma comparação com o DISC, o vídeo ao lado oferece uma boa visão.
O tema é útil para o nosso autoconhecimento bem como para o conhecimento dos demais visando gerar empatia, compreensão e sobretudo para evoluirmos enquanto seres sociais.
A fim de compreender essa coisa chamada temperamento vale a pena traçar uma analogia com o que é compreensível a todos nós. Temperamento vem de tempero.
Na culinária, o tempero é definido como a quantidade de ervas e sal. Dependendo da proporção entre os vários ingredientes, teremos um tempero ácido, doce, salgado, azedo, apimentado etc. Cada tempero se apresenta melhor para determinada iguaria e por outro lado não se recomenda para outras iguarias.
Na engenharia de materiais, ocorre algo similar. Dependendo da quantidade de metais misturados em uma liga, teremos desde o ferro fundido aos aços inoxidáveis etc. Cada tipo de liga apresenta características como dureza, elasticidade, fadiga, maleabilidade etc. Dependendo dessas características uma liga metálica se indica para algumas aplicações e são inadequadas para outras.
Cada ser humano tem um temperamento único, porém podem ser agrupados em função de suas predisposições comportamentais inatas. A isso se chama temperamento. A pessoa nasce com um temperamento e a partir da sociabilização e educação se forma o caráter e ambos resultam na personalidade. Vale a pena ler: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_humoral
A seguir proponho o caminho para obter um mínimo de conhecimento sobre o tema Temperamento.
1º Passo: Descubra seu temperamento através de um teste muito prático neste vídeo. Você precisará de papel e lápis. https://youtu.be/HDWb1AB6HRc
2ªPasso: Conheça seu temperamento e seu sub tipo:
O temperamento Sanguíneo. https://youtu.be/nlXKw3Gg28A
3 tipos de sanguíneos: https://youtu.be/0ylz-CSVzQ8
O temperamento Fleumático. https://youtu.be/w15dAwrANcw
3 tipos de fleumáticos: https://youtu.be/nHHWUr_BNRU
O temperamento Colérico. https://youtu.be/yCpcRSxuQQ0
3 tipos de colérico: https://youtu.be/pnnBtC-5qyM
O temperamento Melancólico. https://youtu.be/_lWufnf5XK8
3 tipos de melancólico: https://youtu.be/rw3OH7sm5DI
3º Passo: Reserve um tempo para conhecer os demais 3 temperamentos e como fixação tente colocar o nome de quem você conhece e pode ter tais temperamentos.
4º Passo: Trabalhe sua imaturidade.
Sanguíneo: https://youtu.be/3YHcfCh0WaE
Fleumático: https://youtu.be/VNcC_OH8-eA
Colérico: https://youtu.be/N3Fz7WKaSIo
Melancólico: https://youtu.be/B5gW_odOWw0
Gostou? Assista a essa revisão: https://youtu.be/YyRC8GLRwLM
Leia o livro https://go.hotmart.com/N67049622F
Se deseja melhor educar seus filhos, sobrinhos e netos leia o livro: Os 4 Temperamentos na Educação dos Filhos
Comentarios