top of page

Ainda somos colônias!!! ???


A pandemia teve um ponto a favor pelo menos para mim. Tive tempo de rever a história geral, bem como a história do Brasil. Esta só começou de fato com a Independência de Portugal (sic) há exatos 200 anos.


Entretanto herdamos uma dependência militar. Sim, Portugal tem o mais antigo tratado de proteção com a Inglaterra e permanece ainda hoje.


O Império de 2 Pedros do Brasil só se manteve pela proteção e apoio do Império Britânico. Nos livros de história que eu estudei na escola só se falava da escolta inglesa de Dom João (de toda a corte portuguesa) para o Brasil.


Ora, Portugal não tinha sua própria armada? Tinha, mas estava onde? Dispersa no vasto território das colônias brasileira, africanas, indiana e chinesa.


Pois bem. Depois de muitos vídeos de história assistidos (em inglês, espanhol e português) eis que esses questionamentos me incomodaram.


Uma coisa puxa a outra e o google nos ajuda muito sugerindo vídeos extras onde se pode conferir ou enriquecer o que já foi visto, tomando o cuidado de conferir o Curriculum dos autores.


Pouco sabemos da história da América hispânica e inglesa. E por isso não temos uma visão do ponto de vista geopolítico e econômico. Os livros de história são chatos e enfadonhos pois, tratam somente de nomes, datas e lugares. O leitor se desinteressa facilmente.

Mas a tecnologia dos vídeos veio a mudar agregando dinamismo e sentido econômico e geopolítico às narrativas. Ficou empolgante. Coisas que aprendi:


Produtos que não existiam na Europa antes das grandes navegações (ou invasões) sic.


A descoberta das Américas encheu as bufas (carteiras) portuguesas e espanholas de ouro e prata, bem como de produtos básicos para a época como o algodão, o açúcar e depois o café.


Os europeus se apropriaram de produtos nativos, o que salvou a Europa da fome. Certamente você conhece a batata inglesa, a batata holandesa. Entretanto, a batata verdadeira é peruana. Você também conhece o milho e o cacau, ambos originários das Américas. O cacau é viciante. O açúcar também. Dessa combinação resultou o ainda mais viciante chocolate.

Todos os produtos citados acabaram com a fome na Europa pós idade média. A Europa não se apropriou apenas de produtos americanos. O chá inglês é na verdade chinês. E foi uma nobre portuguesa que introduziu o hábito do chá das 5 na Inglaterra. O molho inglês é o molho shoyo japonês que por sua vez tem sua origem na China. A banana é de origem asiática. Tomate? Dos Astecas, Abacate? Do México, Mamão? América Central, Manga? Da Ásia.



Doenças que fizeram estragos na Europa e nas civilizações da América.


A sífilis é de origem americana. Os nativos não sofriam as consequências. Eram imunes. Os europeus que aqui invadiram não só se infectaram, como levaram a doença aos portos de toda Europa. Porém, quem realmente acabou com as civilizações ameríndias foi a varíola. A varíola foi mais forte que a sífilis e a febre amarela também americana.


Se pensarmos a extinção de povos nativos da época como guerras bacteriológicas, concluiremos que os espanhóis e portugueses já a utilizaram como arma para dizimar tribos no México e na região hoje identificada como Estado do Espírito Santo. Sim os portugueses exterminaram uma raça toda apenas jogando roupas contaminadas.


Produtos viciantes que enriqueceram os traficantes europeus.


Portugal poderia ser considerado o maior produtor de drogas do passado e a Holanda os maiores traficantes com as práticas comerciais das Companhias das Índias Orientais e Ocidentais.


Como assim? Pois é café e açúcar são extremamente viciantes. E cá estamos nós lutando contra a maconha e a cocaína atualmente. O ópio vindo da papoula paquistanesa e depois da índia era a droga proibida da época e pasme: A China já era a maior potência mundial. Pagou alto preço por proibir os Ingleses de traficar (vender) o ópio em seu território.


Os ingleses trocavam ópio por produtos como chá, porcelana e seda. Era famosa a porcelana inglesa, só que não era inglesa. Era chinesa. Depois de 2 guerras do ópio, a China se rendeu e teve que se curvar à humilhação da presença estrangeira em seu território até o final do século XX. Hong Kong e Macau foram “administradas” pelos ingleses e portugueses por quase dois séculos.


A pirataria com nomes distintos dependendo do país de origem.


A globalização não é invenção do final do século XX, mas sim do século XV e quem a inventou foram os portugueses logo seguidos pelos espanhóis e ingleses.


A China só aceitava pagamentos em prata. Então os reinos europeus só conseguiam comprar produtos da China (seda e chá) se tivessem prata. Quem tinha prata era o reino espanhol e o português ao trocar ouro por prata com a Espanha. A Inglaterra, a França e a Holanda da época não tinham prata, mas tinham os piratas e corsários (a mesma coisa) que pilhavam navios espanhóis e portugueses carregados com ouro e prata das Américas.


Eu só fiquei sabendo da união ibérica através de minha professora de espanhol em 2.001. Essa união permitiu a quebra da fronteira das Tordesilhas pelos portugueses. Pois é aprendemos que os bandeirantes “brasileiros” embrenharam rumo ao oeste, só que não. Na época éramos colônia de Portugal e os brasileiros eram os portugueses que trabalhavam na colônia.


Bom, essa introdução serve apenas para que você se interesse em conhecer a história dos países de fala espanhola e entender o intrincado desenvolvimento das américas, bem como os motivos que abriram caminho para a independência e criação das atuais repúblicas americanas.


A propósito, os EUA afundaram seu próprio navio de guerra ancorado na ilha Espanhola (hoje Cuba e República Dominicana para então acusar de agressão vil o vice-reino da Espanha (México) e declarar Guerra. Dessa guerra os EUA acabaram por tomar a Florida, o Texas, a California e as Filipinas. Na época o reino de Espanha se desgastava com disputas na Europa e não podia socorrer o vice-reino.


Curta os vídeos que compartilho e tenha uma visão melhor do mundo de hoje pois é consequência do mundo de ontem.










































































Comments


Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
bottom of page