Outro dia, pesquisei no Youtube sobre esquizofrenia. O algoritmo logo identificou meu interesse e passou a enviar mais vídeos e sites a respeito. Nos cards da página inicial da ferramenta busca, vez ou outra me atualizam com alguma notícia pertinente.
Por uma questão de área de interesse passei a receber outras notícias e vídeos sobre medicina. Acho o máximo, pois o algoritmo expande seu conhecimento de forma orgânica.
Então, do nada recebi uma notícia sobre autismo que me impactou pois, na mesma semana um membro do Linkedin postou sua experiência em se dedicar ao desenvolvimento de seu filho em função da pandemia.
A notícia me impactou pois informa que nos Estados Unidos 1 em cada 44 crianças tem algum grau de Autismo. Ok, se não fez as contas, eu a faço: 1 a cada 44 representa 22, 7% da população em questão.
Mas o que é autismo? Autismo é uma anomalia neurológica que afeta o ritmo de aprendizado de habilidades como a fala, a interação social e a empatia. O grau leve 1 permite que a pessoa conviva e desempenhe funções sociais normalmente. Terá apenas menos amigos pois não tem a habilidade da extroversão.
Já os demais graus começam a impedir algumas ou várias atribuições sociais e profissionais. Entretanto as atividades que exigem concentração, individualismo e cognição visual são aquelas com possibilidades de integração e desempenho por vezes excepcional. A notícia que citei pode ser lida caso queira. Basta clicar aqui.
A boa notícia é que sua ocorrência pode ser detectada logo na criança que passa a ser assistida tanto por especialistas como pelos pais. Sim os pais têm papel fundamental para que a criança possa ter chance de vida normal.
Caso queira saber um pouco mais, assista aos vídeos que compartilho. Trata-se de um tema importante, tão importante que o governo de Santa Catarina desenvolveu um programa de esclarecimento e práticas de integração e acolhimento na fase escolar. Sim, os professores tem papel importante na sua abordagem e condução das atividades de aprendizado.
A cartilha e as ações podem ser obtidas caso queira. Basta clicar aqui.
Curiosidades: O grau 1 do autismo é também conhecido como síndrome de Asperger em homenagem ao seu descobridor, em homenagem ao pediatra austríaco Hans Asperger (1906-1980).
Além de Elon Musk, outros famosos também já revelaram que têm (ou tinham) a Síndrome de Asperger, segundo uma organização voltada a pessoas com essa síndrome. São eles: Bill Gates, Tim Burton, Greta Thunberg, Susan Boyle, Steve Jobs, Isaac Newton, Alan Turing, entre outros. Fonte: G1 Notícias
Na reportagem, Elon foi irreverente. Fez piadas sobre si mesmo e falou sobre polêmicas: 'Reinventei os carros elétricos e estou enviando pessoas a Marte. Vocês acharam que eu seria um cara normal?'
Ocorre mais no sexo masculino ou no feminino? Não há ainda uma conclusão. Assista ao vídeo.
Há filmes e series com personagens bastante ilustrativos.
Filmes: Só para começar cito Rain Man e Forrest Gump.
Séries: cito algumas como Monk, Sheldon, The good doctor, Bright minds.
Comments