Antes que nada quero deixar claro que Escravos Unidos é um título parcialmente emprestado do trabalho realizado pela Camila Vital (Relações Internacionais IELA/UFSC) e do livro fonte de Helena Villar.
Ela e seus colaboradores criaram 3 vídeos tratando das feridas sociais mais profundas da sociedade norte-americana.
O primeiro trata da questão da saúde, o sistema que inexiste gratuitamente. Todo brasileiro que fugiu para os EUA sente a facada quando necessita de atendimento. Fica mais barato pagaras passagem de volta para o Brasil, como fez Olavo de Carvalho. (10’36”)
A segundo vídeo trata da questão é o trabalho. Na década de 90 os empresários americanos acharam ser bom negócio transferir para países asiáticos a produção de inúmeros produtos. O resultado foi um lucro astronômico já que a mão de obra desses países era quase de graça quando comparada com a mão de obra americana. Quer ir morar lá? Compre uma barraca e vá na fé. (8’17”)
O terceiro vídeo trata da linha da pobreza. Se você pensa que todo mundo vive bem nos EUA é porque não conhece estatística. Imagine você comendo um frango assado e eu te fazendo apenas companhia. Na estatística, cada um comeu meio frango. Na real eu fiquei só olhando.
Para quem se interessou forneço o nome do livro que deu suporte aos 3 vídeos.
Autora; Helena Villar
livro “Esclavos Unidos: La otra cara del American Dream (Ediciones Akal, 2021)
Comentários