top of page

NFT e seu Teste de Personalidade


Se você é um profissional antenado de qualquer área ou um profissional de TI que lida com Chatbot ou um profissional de RH (Recursos Humanos) ou mesmo um profissional de T&D (Treinamento e Desenvolvimento) certamente já está familiarizado com o termo bot (robot).


Você também deve ter noção do que representa o termo “perfil” ou “teste de personalidade”, o qual define seu perfil segundo alguns estudos bastante utilizados pelas grandes corporações.


Pois é, há anos as grandes corporações contratam empresas especializadas em realizar um “teste de personalidade” e a partir do teste realizado por candidatos, compara o perfil do candidato com o perfil idealizado para o cargo. Se der “match” então partiu para a entrevista com o analista de RH e depois com o gerente da área em questão.


Claro está que estou tecendo um caminho bem simplista para dar uma ideia de como a coisa funciona.

Entretanto as empresas parecem querer ir mais além fazendo uso de novas tecnologias. É aqui que entra o NFT (Non Fungible Token). NFT é uma tecnologia nova que pretende ou promete uma certificação de autenticidade virtual para qualquer coisa como uma escultura, um quadro de pintor famoso ou qualquer coisa passível de merecer um certificado de autenticidade em função do seu elevado valor intrínseco a sua exclusividade e reconhecimento.


Pois bem. Você se considera exclusivo? Claro que sim. Seu perfil é único? Claro que sim. Você gostaria de ter seu perfil autenticado por alguma empresa idônea? Acho que sim.


Pois é, simples assim. Você ou a corporação que pretende contratar determinado perfil buscam o tempo todo o tal “match” para preencher determinada posição estratégica.


Mas existem inúmeros testes de personalidade, inúmeras empresas certificadas (autorizadas) a aplicar determinado teste de personalidade e existe um profissional, em geral um psicólogo, por trás da execução do teste, da análise e validação do teste, bem como da devolutiva ao candidato e empresa.


Acontece que neste mundo globalizado, onde as corporações se tornaram globais, e tem sedes em vários países, fica difícil contratar globalmente um executivo ou um especialista segundo critérios globais. Uma empresa que aplica testes não consegue ainda estar representada em todos os países para estabelecer uma seleção globalmente.


Que tal se houvesse um cartão de identificação com seu perfil de personalidade certificado globalmente como sendo de fato único? Ual. É tudo que os executivos desejam para eliminar todo trabalho e custos de contratação. Basta apertar um botão e partir para a entrevista pessoal dentre candidatos do mundo todo. Pois é essa a ideia.


Mas há novidades na utilização dessas ferramentas de identificação de perfis e de NFT. Uma empresa pretende realizar um congresso online onde os congressistas serão direcionados a salas de acordo com o seu perfil, sob a expectativa de obter mais consenso e afinidade dos que se encontrarem nas salas e colher ponto de vista consistente com cada perfil. Afinal observamos e emitimos opiniões diferentes se temos perfis diferentes.


Depois disso, vem o senso comum a todos os perfis, que pode ser explicado de maneira que cada perfil entenda a mesma coisa. Lindo não? Eu diria assustador! (mas incrivelmente revolucionário).


Gostou? Quer saber mais? Assista aos vídeos abaixo que explicam os objetivos e possíveis aplicações.







Comments


Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
bottom of page