top of page

Tudo que você tem na mão e nem se deu conta


Lá pelos idos 1984, há quase 40 anos atrás, nós fazíamos quase tudo diferente de hoje. Quem é da minha geração (1954) certamente irá se lembrar e dar rizada de algumas coisas.


Era tão diferente que hoje eu mesmo diria: não sei como vivíamos. Mas vamos direto ao ponto. O smartphone foi lançado para substituir o telefone celular. Sim antes um telefone móvel fazia somente isso: ligações telefônicas. A primeira ligação de celular para um telefone fixo foi feita em 3 de abril de 1973, liderado por Martin Cooper, a Motorola apresentou e fez a primeira ligação de um telefone celular, com o DynaTAC 8000, que só chegou a ser comercializado em 1983.


Aos poucos, a tecnologia foi evoluindo e em 1992 a IBM lançou o modelo Simon, o primeiro aparelho considerado smartphone.

Entretanto, simultaneamente outros equipamentos ou aparelhos foram sendo introduzidos e rapidamente substituídos por outros como por exemplo aqueles que nos permitem a comunicação escrita.


A máquina de escrever nos serviu por cerca de 250 anos fazendo a festa da burocracia em registros e correspondências, mas tinha que ser enviada pelo correio. O telégrafo era mais rápido e concorria bem, mas tinha que ser interpretado por especialistas na outra ponta até que surgiram o fax símile. Era um equipamento que “escaneava” um documento na ponta emissora e o imprimia na outra ponta com a aparência de uma cópia de carbono.


Finalmente veio o Computador da forma com o conhecemos hoje integrando a digitação manual com a oral. Sim finalmente podemos falar e o PC escreve o que entende. Haja dicção, ritmo e silencio para não distorcer a fala. Havia também o digitalizador (scaner) onde você transformava impressos em arquivos eletrônicos em seu PC.


Todos esses meios estão sendo substituídos pelo Smart Phone. Você pode tirar a foto de um documento e transmiti-lo fazendo uso de App’s. Na outra ponta, basta imprimir o documento ou arquivá-lo em outro Smart Phone, num Tablet, num PC ou na “nuvem”.

Hoje sua carteira de motorista, de eleitor e o certificado de propriedade do seu auto já podem ser carregados no Smart Phone, juntamente com sua carteira de vacinação.


O cartão de crédito ou débito já podem ficar em casa. Os extratos bancários já podem ser acessados no Smart Phone que logo substituirá o Tablet e o PC através de App’s. Sua conta de Luz, água, gás, também podem ser acessadas e pagas via Smart Phone.

Você não mais pede mais uma cópia xerox de algum documento. Basta fotografar com seu Smart Phone.


- Lembra do pager ou BIP? Seu Smart Phone faz melhor através de App’s.

- Lembra do gravador de voz? Seu Smart Phone grava e transite seu recado instantaneamente através de App’s.

- Lembra da filmadora de 8mm ou de 16 mm? Seu Smart Phone grava muito mais e melhor. Além disso você pode editar deu filme diretamente dispensando uma mesa editora que por um breve período foi substituída pelo PC.


- Lembra da máquina de fotografia? Ela evoluiu para a versão digital, agregou as funções da filmadora e hoje tudo é feito em seu Smart Phone. Você não precisa de um PC para editar suas fotos ou vídeos. Há App’s que o fazem e o podem armazenar e catalogar e classificar conforme local, data assunto, paisagens ou pessoas. Tudo pelo seu Smart Phone.

- Lembra do radinho, do toca fitas logo substituídos pelo walkman e depois pelo Ipod? Seu Smart Phone toca suas músicas preferidas e muito mais sem ter que carregar uma fica cassete, um CD, nem tampouco seus aparelhos.

- Lembra do dicionário de Português e Português/Inglês? Inventaram maquininhas para substituí-los. Mas logo foram substituídos por App’s disponíveis em seu Smart Phone.

- Lembra das enciclopédias, dos livros impressos? Hoje Você os tem em seu Smart Phone para ler ou ouvir.


- Lembra do guia de ruas, da lista telefônica? Seu Smart Phone carrega tudo isso em App’s ou sites específicos com a vantagem de traças rotas conforme tempo de viagem e quilometragem. Além disso o App pode lhe informar o melhor caminho se quiser ir de carro, ônibus, metrô ou transporte híbrido. Além disso ele lhe fala quando virar à direita, esquerda etc. Ele também é capaz de traçar a melhor opção se chover ou se houver algum acidente.


- Lembra da Agenda telefônica, da Agenda de compromissos, do calendário - todos eles impressos? Você não mais necessita tê-los. Seu Smart Phone tem tudo isso num toque de dedo.

Lembra do caderninho ou bloquinho de anotações? Seu Smart Phone os tem muito mais poderosos.

Lembra daquela lanterninha tão útil que você carregava no carro ou tinha no chaveiro? Agora está no flash do seu Smart Phone.

Lembra do relógio de pulso, do cronômetro, do alarme, do despertador, do telefone fixo? Seu Smart Phone substituiu todos eles.

Lembra da TV portátil, do rádio/toca-fitas/toca CD de seu carro? Tudo migrou para seu Smart Phone.


Falando nisso, os fabricantes de autos estão “espelhando” a tela de seu Smart Phone em uma tela sensível ao toque para que sua atenção seja mais focada no trânsito. Por enquanto há uma certa competição entre o “tablet” do painel com o Smart Phone. Mas a tendência é que ambos conversem amigavelmente independente do Sistema Operacional usado.


O carro poderá não ter mais chave física. Alguns modelos podem ser destravados e ligados pelo Smart Phone. Estacionar no Shopping Center? Seu carro poderá fazê-lo sozinho e quando precisar ir embora, basta chamá-lo pelo seu Smart Phone.

Entretanto essas últimas funcionalidades esbarram na necessidade e/ou conveniência de possuir um carro próprio. Haverá a possibilidade de alugar o carro e fazer uso das funcionalidades por hora sonhadas.


Antes que esqueça, o agendamento do carro alugado, a aprovação da locadora, o pagamento do serviço serão tudo feito ou acessado pelo seu Smart Phone, sem se esquecer do recebimento da nota fiscal cuja contabilização poderá ser automatizada.


Há uma infinidade de Aplicativos (App’s) que você pode usar em substituição de serviços e ações antes (e ainda) realizados fisicamente; como por exemplo cursos de idiomas, cursos técnicos, reuniões, compras, consultas médicas e até audiências com advogados/delegados/juízes.


Você está presenciando um assalto ou acidente? Já existe um App em São Paulo que informa a viatura de polícia mais próxima diretamente sem passar pela central de triagem.


Não sabe como fazer alguma coisa? Os diversos assistentes pessoais como Alexa, Siri ou Cortana irão pesquisar e lhe responder dando inclusive opções de escolha.


Entretanto há tanta dependência que as pessoas estão se tornando viciadas, não conseguem mais conversar ao vivo. Preferem enviar um áudio a fazer uma ligação. Preferem enviar um e Moji ao invés de responder, dar continuidade a uma conversa mesmo que feita por WhatsApp. Email? pra que se ninguém lê e quando lê entende tudo errado?


Diante desse isolamento, da alienação social surge um novo movimento cuja abordagem pode ser melhor compreendida no artigo da BBC o qual compartilho como contraponto a tudo de bom que o SmartPhone nos brinda.


Se inteire clicando no link ou copiando o endereço para "colar" no seu navegador.

"Aproveitar a vida real': o movimento para abandonar os smartphones.


https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60113354





Comments


Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
bottom of page