top of page

Introvertidos, uma nova geração.

  • Foto do escritor: Arnaldo dos Reis Santos
    Arnaldo dos Reis Santos
  • 27 de mai. de 2017
  • 3 min de leitura

Image courtesy of sattva at FreeDigitalPhotos.net

Pessoas introvertidas geralmente são percebidas erroneamente como tímidas, só que não. Pois é, segundo especialistas em características psicológicas humanas, esse é um equívoco muito corriqueiro para as pessoas em geral.

Já escrevi anteriormente neste blog sobre o tema da análise de perfil mostrando algumas alternativas no Post de nome Qual é o seu perfil. Se o tema lhe interessa, confira no link.

Acontece que os introvertidos são geralmente pensadores, analíticos e pesquisadores natos. Eles têm a capacidade de surfar por uma infinidade de temas graças a sua capacidade de abstrair. E ao se abstrair, dá a impressão aos demais de que o mesmo está viajando, está sublimando ou simplesmente está desinteressado, ou se desconectando do seu interlocutor.

Mas não. O introvertido está apenas considerando alguma abordagem que lhe chamou atenção. E; por pensarem de forma abstrata conseguem relacionar dados, conhecimentos causas e efeitos, problemas e soluções de forma mais intensa que as demais pessoas.

Esse tipo de pessoa requer apoio, aposta e confiança de seus pares, chefes e empregadores. Se você é administrador, formador de equipes, empregador ou trata com a formação ou treinamento de pessoas, vale a pena se dedicar a conhecer melhor essa característica humana, bem como saber onde e como esse tipo de pessoa pode contribuir de forma eficaz às equipes e empresas.

Todo time precisa ter um pensador, pois este é capaz de resumir e compilar as várias facetas expostas pelo grupo e oferecer uma perspectiva do tipo problem solving. Assista ao vídeo abaixo e observe como um time multidisciplinar pode surpreender com o que hoje se denomina Design Thinking. No vídeo há vários profissionais e portanto extrovertidos e introvertidos.

Caso lhe interesse saber mais sobre essa característica (introvertidos) leia um resumo aqui. Também vale a pena conhecer o contraste entre os opostos aqui (introvertidos x extrovertidos).

Talvez possamos ilustrar o modo de pensar de um introvertido fazendo uma analogia com o modo de pensar de um enxadrista. Um bom enxadrista é capaz de visualizar até 32 jogadas adiante considerando as inúmeras variáveis características do jogo de xadrez. Pois bem, o introvertido tende a simular os fatos e suas consequências na vida real, levando em consideração os inúmeros players.

Há quem considere que o introvertido é em essência um lunático, um alienado ou esquisito. Essas pessoas estão analisando a pessoa certa para a posição ou trabalho errado. Simples assim. Se você é um líder de equipe e encontrou um introvertido, entenda como tirar o melhor desse indivíduo aqui.

A geração que surge, nasce e cresce com um estímulo à introversão. Podem até não serem em sua essência (dom) mas ao terem suas mentes estimuladas a observar como fazer para passar uma etapa de videogame ou qual a consequência de tomar determinado caminho no jogo, acabam por desenvolver o modo pensante de um enxadrista, logo de um introvertido.

Então acho necessário que pais, professores e líderes daqui para frente saibam como lidar com essa forma de ser e pensar, pois as próximas gerações serão mais e mais dotadas dessa característica.

Eric Halseltine demonstra em sua palestra como alguns cientistas (ou não) buscaram relacionar conhecimentos e de repente descobriram saberes fantásticos desconhecidos até então. O próprio verbo descobrir denuncia o fato. Estava lá, sempre esteve lá, mas faltava alguém descobri-lo, ou seja: retirar o manto que a cobria e que fazia com que ninguém o pudesse ver.

No final Eric demonstra a obviedade de que hoje em dia e cada vez mais teremos mais Einstens por aí, mas eles precisam ser valorizados e apoiados, apesar de seu comportamento. Assista a palestra de Eric aqui.

Jung foi tão profundo e a frente de seu tempo que até hoje se discute se suas palavras foram bem compreendidas, ou não. O artigo deste link esclarece a questão.

Se você se interessou pelo tema, talvez goste de ler também sobre a interessante abordagem de Tomas Kucera sobre Introvertidos na posição de líderes e como eles podem agir com seus opostos liderados.

Nota: os links são todos em Inglês, mas você poderá facilmente usar o tradutor do Google Chrome ou do Edge para ler em Português.

Aproveite

Comentarios


Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags

Entre em Contato

Tel: 011- 9 9799 6787

arnaldo.dos.rs@gmail.com

© 2015 por Arnaldo dos Reis Santos. Orgulhosamente criado com Wix.com

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page